top of page

Eu quero empreender mas eu não sei por onde começar

Atualizado: 28 de ago. de 2020

Tudo começa por uma boa ideia, claro.

Você acredita que tem uma solução inovadora para um problema recorrente?

Caso a sua resposta seja afirmativa, muito bem.


Você já está na frente de muita gente que não tem a menor ideia do que fazer e apenas está movida pela vontade do “quero empreender”.

Além de trazer a satisfação pessoal de colocar uma ideia em prática e abrir um negócio próprio, o empreendedorismo tem um papel fundamental na economia de um país, sobretudo em momentos de crise.


Ele é uma alternativa ao elevado número de desempregados e a um mercado saturado.


Ou seja, é uma forma de fazer o dinheiro circular e aumentar os postos de trabalho, gerando emprego e renda.


Resolva problemas, não os invente

Você não deve idealizar um negócio já pensando nas inúmeras dificuldades que vai ter para implementá-lo. Se começar assim, está indo para o lado errado.


Uma empresa de verdade precisa se preocupar em resolver os problemas das pessoas e não inventar mais complicações.


Imagine se os responsáveis pelos aplicativos de transporte de passageiros deixassem de focar no conforto e na praticidade do deslocamento urbano e se importassem apenas com a burocracia na implementação do app?


“Viva no futuro, então, construa o que está faltando nele”

Para que um empreendimento tenha longevidade, é preciso olhar para frente e imaginar se ele vai continuar tendo a mesma importância nos próximos anos.


Quem sabe até um exercício inverso seja melhor: o que lhe parece que vai estar mais escasso no futuro? A partir dessa reflexão, você pode criar uma ideia de negócio rentável.


Encontre um mercado ou indústria e se aprofunde nela

Muitas vezes, o sucesso de um negócio está na troca de ideias com pessoas que atuam na mesma área de seu interesse.


Em geral, empreendedores são muito abertos e adoram contar sobre as suas experiências e os desafios que passaram para alcançar o lugar em que estão. Por isso, não desista e vá atrás de mais e mais informações.


Seja persistente e procure extrair o máximo de conhecimento que você conseguir daqueles que já estão há algum tempo no mercado. Tudo o que você descobrir vai servir de bagagem para a construção do seu negócio. Os erros que os outros cometeram podem ser evitados, enquanto os acertos podem ser repetidos.


Mantenha-se atualizado na sua área de interesse

Quando for conversar com empreendedores mais experientes, é preciso ter cuidado e ficar atento ao contexto no qual seus negócios foram criados. É recomendadíssimo ter um especialista à sua disposição para te ajudar a enxergar as possibilidades e os prós e contras de cada uma delas.


Isso porque os conceitos mudam de tempos em tempos e você deve se manter atualizado para acompanhar essas transformações.


Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas o tempo todo e quem dormir no ponto pode deixar passar um importante diferencial competitivo em relação às concorrentes.


Para se manter ligado no que há de mais novo no mercado, procure assinar periódicos sobre a sua área de atuação, acompanhar sites que abordem o seu segmento e participar de eventos sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia.


Olhe no seu extrato bancário para onde seu dinheiro está indo

Você já parou para pensar no quanto o extrato bancário ou a fatura do cartão de crédito tem a dizer sobre os seus hábitos? Se você gasta mais do que ganha, precisa corrigir a rota antes de pensar em empreender. Afinal, não dá para correr o risco de abrir uma empresa deficitária, que nasce fadada a dar prejuízo – e não lucro.


Evite gastos desnecessários

Muitas pessoas desistem do sonho de abrir o seu próprio negócio por acreditarem que não têm dinheiro suficiente para colocar em prática suas ideias, mas não é bem assim.


Se você evitar alguns gastos desnecessários e focar no que realmente importa para a implementação do empreendimento, em pouco tempo, já vai ter reunido o essencial para começar.


Faça um levantamento da sua condição financeira e veja o quanto você pode investir no início.


Talvez o espaço físico tenha que esperar e uma equipe numerosa fique para depois, mas o que você pode fazer com o capital que dispõe? O que é indispensável para o momento?


Alinhe suas expectativas

O mundo tem muitos problemas a serem resolvidos e, mesmo com todo o seu esforço, você não vai conseguir dar conta de tudo. Nesse sentido, é fundamental alinhar as suas expectativas para que não haja nenhuma decepção pelo caminho. Com isso, não estou querendo dizer que você não deve pensar grande. Mas é preciso dar um passo de cada vez para, aos poucos, chegar no objetivo máximo.


Qual sua opinião?


Wendell Castellano

(61) 9 8469 8256

WORK MENTORIA






 
 
 

Comments


Nova Logo WORK.png

Fale Conosco

Conecte-se conosco

  • Prof. Wendell Léo
  • WORK Mentoria
  • Canal do Prof. Wendell Castellano
  • Canal da WORK MENTORIA
  • Prof. Wendell Léo
  • WORK MENTORIA
  • Prof. Wendell Léo
  • Prof. Wendell Léo

Sede em Recife/PE e Filial em Brasília/DF

Instagram 1: @workmentoria

Instagram 2: @wendellcastellano

Depto. Comercial: (61) 9 8469 8256 (Whatsapp)

©2024 por WORK MENTORIA

bottom of page